26 agosto, 2009

[DVD] A Vida no Paraíso (Så som i himmelen)









A Suécia não é um país do qual você se lembre ter saído algum filme daqueles memoráveis. Então, quando se sabe que há algum bom filme de lá, vale a pena ver do que se trata. A Vida no Paraíso parte de um mote bastante simples e até recorrente: uma pessoa famosa que, sentindo-se perdida, resolve voltar às suas origens, quase sempre simples, e com isso reconectar-se consigo mesmo. Neste caso é um maestro renomado que volta à sua pequena cidade, e lá reencontra o amor à música em meio a um coral de pouco talentosos moradores.

Embora simples, o tema é tratado com muito cuidado, mostrando claramente o que se passa na cabeça do maestro Daniel Daréus e o impacto que ele causa na sua cidade natal. Mas é principalmente sobre o impacto que a cidade e seus habitantes causam nele, numa talentosa inversão do gênero "filme de professor" que não foca nos alunos - no caso, o coral que ele conduz. Muito bem interpretado por Michael Nyqvist, Daniel recupera aos poucos a autoconfiança e nos lembra que, na maioria das vezes, o equilíbrio é o mais importante.

Como tantas pequenas pérolas cinematográficas, passou batido nos cinemas daqui em 2005, apesar de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O diretor, Kay Pollak, não é conhecido e não realizou nenhum outro depois deste. Mas conseguiu aqui, com aquela simplicidade que só é possível através de muito trabalho, passar uma bela mensagem.

Nenhum comentário: