12 setembro, 2009

Amantes (Two Lovers)




Amantes teve, para o bem ou para o mal, uma publicidade inusitada: Joaquin Phoenix, o protagonista, supostamente abandonou a carreira de ator para tornar-se um ser estranho que mistura um lacônico barbudo trajado a la Blues Brothers e, pasmem, rapper. O quanto isso é real ou uma jogada para um filme próximo, ninguém sabe ainda. Mas o fato é que foi assim que ele compareceu - quando apareceu - aos eventos de lançamento do filme. Que aqui, chegou tarde, bem tarde, quase um ano depois de sair lá fora - quem fez alguma viagem internacional pode assisti-lo no avião antes de vir para os nossos cinemas.

Faltas de explicações e bizarrices comportamentais à parte, é um filme que merece uma olhada pelos amantes do cinema. Phoenix está ótimo, talvez no seu melhor papel, medindo com habilidade a timidez e estranheza do seu personagem, e ditando o ritmo das cenas. Gwineth Paltrow e Vinessa Shaw estão ambas muito bem nos papéis das mulheres que dividem o pensamento de Leonard. Participações especiais como a e Isabela Rosselini são uma pitadinha de sabor à mais.

Bem trabalhado tecnicamente, Amantes mantém um bom ritmo, só vez por outra tropeçando sem muito problema. O diretor e roteirista James Gray foge do típico cinema de autor - ele escreveu e dirigiu todos os seus quatro filmes até agora - fazendo uma peça capaz de agradar cinéfilos e aqueles que procuram apenas uma boa diversão. Esperemos que esta fase de Phoenix passe logo, afinal Gray gosta muito de trabalhar com ele - esteve em três das suas produções. Fácil de ver e de gostar, Amantes merece uma visita.

Nenhum comentário: