05 setembro, 2009

Up - Altas Aventuras (Up)




O décimo longa metragem da Pixar, Up - que no Brasil recebeu o sobrenome "Altas Aventuras", é o primeiro do melhor estúdio de animação por computador a usar a tecnologia de exibição em 3D. É também o segundo dirigido por Peter Docter, responsável por Monstros S.A., e o segundo a ter personagens humanos como protagonistas. Como prova da soberania da Pixar, foi a primeira animação, independente de estilo, a abrir o conceituado festival de Cannes.

Up é uma história bastante cativante, mas ao mesmo tempo bastante complexa - apesar de ser bem mais leve e infantil que os dois últimos do estúdio, Rattaouille e Wall-E. Parte de um mote bastante inusitado: o Sr. Fredricksen resolve realizar o desejo da sua falecida esposa e viajar para a América do Sul. A sequência de abertura que mostra como ele e sua Ellie se conheceram, cresceram, casaram e todos as pequenas alegrias e infortúnios da vida é belíssima, uma abertura digna de qualquer filme "sério". Com sua modelagem sempre belíssima, aliada à filtros virtuais que mostram essas primeiras cenas como um filme Super8, já nos primeiros minutos a Pixar dá o seu recado. O que deixa os restantes para muita aventura e diversão.

Infelizmente, é preciso dizer, a qualidade da profundidade que se espera na exibição 3D não é muito bem utilizada, uma pena, especialmente pela expectativa que é gerada pela utilização da tecnologia pela Pixar. Mas isso não atrapalha tanto. Como sempre, os personagens são muito bem trabalhados e muito bem aproveitados, e o roteiro é muito bem escrito, com vários ótimos momentos e diálogos. Aqui no Brasil temos a sorte de ter a voz de Fredricksen dublada por Chico Anísio, o que ajuda bastante.

Apesar do que se anda dizendo, não é o melhor filme da Pixar - título que, para este crítico, continua justamente entre os dois anteriores. Mas, ainda assim, é ótimo, daqueles que vamos guardar alguns trechos e frases para sempre - especialmente os ótimos momentos do cão Doug. E, é preciso também dizer, qualquer um que se encanta com os animais falantes engraçados que são praticamente padrão nos outros estúdios, terá aqui uma riqueza que eles ainda não conseguem alcançar. Para rir e se divertir muito, qualquer que seja a sua idade.

Nenhum comentário: