09 maio, 2010

Homem de Ferro 2 (Iron Man 2)




Quando o primeiro Homem de Ferro foi lançado, ainda não se sabia dos planos da Marvel de, mais à frente, filmar Os Vingadores. Então as pequenas referências – e a grande referência final – foram recebidas com entusiasmo pelos fãs dos heróis ao redor do mundo. E o melhor: o filme, por si só, mesmo para quem não era familiar às referências, era excelente. De lá para cá, a história se confirmou, já sabemos quem será o Thor e o Capitão América. Fazer um segundo Homem de Ferro precisava ser mais do que pegar carona nos ganhos financeiros. E isso só se faz continuando muito bem a história.

E continuam tão bem que o fazem do exato ponto em que o anterior acabou, acrescentando as pitadas certas de novas informações e algumas surpresas. A dupla Jon Favreau e Robert Downey Jr. Está de volta, com a mesma forma do primeiro, em uma fita com nem tanta ação quanto se espera de uma continuação de filme de herói. A trama continua bem trabalhada e contada. Acrescente a isso uma estonteante Scarlett Johansson, um eficiente Mickey Rourke e um sarcástico Sam Rockwell. Uma pena que não conseguiram manter Terrence Howard como Rhodey – apesar de que a troca por Don Cheadle trouxe ganhos na atuação.

Tudo o que havia no primeiro está no segundo, melhorado. Especialmente o humor, bem trabalhado no Tony Stark narcisista de Downey Jr. Evitaram, felizmente, a mal afamada transcrição para 3D – quando não há filmagem com duas câmeras, mas uma conversão feita em computador, depois – e reforçaram os efeitos especiais. Com isso, conseguiram o fôlego necessário para esperar pelo ainda distante 2012, quando supostamente o filme dos Vingadores será lançado. Mas, se quiser ter um gostinho do que está por vir, como sempre na última safra de filmes da Marvel, não saia antes de terminar os créditos.

Nenhum comentário: