17 julho, 2010

Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works)




Depois de quatro produções fora de Nova York - na verdade, fora dos Estados Unidos - Woody Allen volta à sua amada cidade em Tudo Pode Dar Certo. E é mais que uma volta à Grande Maçã, é também um retorno de Allen ao estilo de filme que o tornou conhecido, a comédia sarcástica. Para quem gosta e conhece a carreira do diretor, é como voltar ao passado na melhor forma.

A temporada fora deu a Allen uma visão levemente diferente do que fazer com uma câmera. Usando os mesmos ângulos básicos que sempre gostou, e evitando clichês paisagísticos como cenário, ele novamente mostra o retrato de um pedaço muito específico da cidade - aquele que reflete o personagem principal e as mudanças pelas quais ele passa durante a história. Que, aliás, é recheada dos diálogos excelentes que Allen sempre consegue encaixar.

Ele trocou também sua musa dos últimos filmes por Evan Rachel Wood. Perdeu um pouco em exuberância, mas não perdeu nada em beleza e, especialmente, ganhou um pouco em qualidade da atuação, que foi aqui essencial. A interiorana quase inocente é um papel falsamente fácil, especialmente quando confrontado o tempo todo com o gênio ranzinza interpretado por Larry David - um rosto pouco conhecido aqui, mas que cai como uma luva na história. O embate entre os atores é excelente, e melhorado e apimentado com os personagens que complementam a trama.

Ácido em cada crítica não velada, com longos diálogos complexos e a ironia bem aparada pelos anos de experiência, esta volta de Woody Allen às suas origens nos presenteia com um filme muito divertido - ao menos para aqueles com disposição a compartilhar de algumas das opiniões do diretor. Infelizmente, como nas suas origens, é um Allen bem mais restrito, e por isso mesmo com bem menos chances de chegar às salas comerciais. Se tiver a chance, não perca.

2 comentários:

06 disse...

Gostei muito de seu blog, suas críticas, mas, permita-me apenas uma crítica de minha parte. Sei como é chato ficar corrigindo erros de português na internet, mas "conheçe" com "ç" é cruel. Ia deixar passar, mas em 5 posts seus, 2 tem esse mesmo erro. Não leve a mal, pode até ler este comentário e apagar em seguida, é só uma dica. E repito novamente, gostei muito do blog e voltarei outras vezes. Abraços.

Tiago Mota disse...

Obrigado pela correção! Já está arrumado em todos que pude encontrar!