23 fevereiro, 2012

A Invenção de Hugo Cabret (Hugo)

Sabe aquela história de “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”? Pois é, ela é válida também para o conhecimento em torno de um determinado assunto. Quando se passa a saber muito, passa a ser necessário o cuidado com que se usa esse conhecimento. Martin Scorsese entende de cinema. Pegue qualquer lista de melhores filmes de todos os tempos, e sempre há pelo menos um do cineasta lá. Normalmente mais. E este parece já ter entrado em algumas listas por aí. Scorsese, desta vez, usou seu conhecimento para o “mal”. Ele apelou, por assim dizer, à paixão dos cinéfilos pelo próprio cinema. Ele enganou crianças para que assistam um filme de adulto. Ele disfarçou um drama num filme de aventura. E deixou tudo irresistível.

Olhe para o poster, veja o trailer, e tudo parece uma produção feita para alegrar as tardes da criançada: tons de dourado, uma criança como protagonista, muita ação, alguns personagens engraçados, e 3D. Um elenco primoroso chama a atenção dos mais velhos. Ben Kinglsey, Christopher Lee, Jude Law e Sacha Baron Cohen - que quando não está tentando empurrar um de seus filmes bobagem com ridículas aparições personificadas e pegadinhas à la Pânico, pode ser bem utilizado. Alguns, como eu, podem achar que mesmo Chloë Moretz entra nessa lista. O protagonista Asa Butterfield é conhecido dos adultos pelo excelente O Menino do Pijama Listrado, e das crianças pelo divertido Nanny McPhee - mais uma prova do conhecimento de Scorsese usado para, no bom sentido, enganar a todos.

Por dentro da aventura, uma trama complexa, com vários aspectos baseados em fatos reais, e intimamente ligada à história do cinema. Uma fotografia exemplar, e um ótimo uso do 3D, um filme tecnicamente excelente como os prêmios do Oscar que levou denotam. E um roteiro bem trabalhado e realmente divertido. Um filme inspirado, profundo, e gostoso de assistir. Não é sempre que se consegue algo assim.

Um comentário:

Victor Lucas disse...

Muito legal o blog, adorei as críticas!!!
Já estou seguindo e se puder seguir o meu também, agradeceria muito!!!

http://therevolucaonerd.blogspot.com