07 dezembro, 2008

Rebobine, Por Favor (Be Kind Rewind)




Os cinéfilos – e os fãs mais atentos de Michael Gondry – esperaram ansiosamente por este filme. Com atraso de 10 meses, finalmente chega ao Brasil Rebobine, Por Favor – Be Kind Rewind no original. Michael Gondry divide com Spike Jonze o privilégio da parceria com o roteirista Charlie Kaufmann. Seus filmes juntos incluem Human Nature e o excelente Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Além de Kaufmann, Gondry e Jonze dividem a origem, nos videoclipes, e a propensão para o estranho e inusitado.

Neste, o diretor francês muda levemente de estilo. Apenas uma cena na trama do acidente que apaga todas as fitas de uma videolocadora – que em pleno século XXI ainda usa as velhas VHS – remete ao esquisito comum de Gondry. A trama, de um humor afiadíssimo apesar de pastelão, foca-se inicialmente nos dois amigos que, na tentativa de salvar a locadora, resolvem refilmar todos as fitas destruídas eles mesmos. Esse mote foi acompanhado de uma interessantíssima campanha publicitária, que incluía acidentalmente apagar a internet e refazê-la “à mão”, e locadoras falsas do filme onde você podia fazer a sua própria versão “suecada” de um filme famoso.

O elenco, de nomes de segunda linha, tem Jack Black e Mos Def nos papéis principais. Black contém seu natural exagero cômico no papel do dono de ferro-velho, apenas para liberá-lo totalmente quando atua nos filmes suecados. Mos Def é um nome um pouco menos conhecido, mas empenha-se em fazer um bom papel. Eles são acompanhados por Danny Glover em uma atuação confortável como o dono da locadora. Apesar de não ter atuações memoráveis, todos funcionaram muito bem para os objetivos de Gondry.

O valor do filme é, sem dúvida, a habilidade de disfarçar uma comédia pastelão como um filme de arte. Não entendam isso como uma crítica negativa, pelo contrário. As várias cenas cômicas são ótimas, mas muitas vezes é preciso uma boa cultura e memória cinematográfica para relacionar as toscas refilmagens com os originais – que vão de Conduzindo Miss Daisy a Homens de Preto, passando por 2001 – Uma Odisséia no Espaço. Com o atraso com que chegou, os mais interessados já tiveram a oportunidade de ver todos os suecados no site do filme. Mas ainda assim vale a ida ao cinema, se você tiver a sorte de estar em uma das infelizmente restritas praças de distribuição.

Nenhum comentário: