04 março, 2010

Idas e Vindas do Amor (Valentine's Day)




Você provavelmente não se lembra do nome Garry Marshall. Mas certamente conhece sua produção mais famosa, Uma Linha Mulher. Ele também dirigiu outro que algumas pessoas lembram, Noiva em Fuga. E a carreira dele é marcada por comédias românticas, algumas boas, outras nem tanto. Mas é certo que é um terreno amigável para ele. Em Idas e Vindas do Amor, entretanto, ele tenta algo novo - em sua carreira, não necessariamente novo no cinema: um filme cheio de personagens que de algum modo se relacionam.

Feito sob medida para o final do inverno norte-americano, e para o Dia dos Namorados deles - que lá é em 14 de fevereiro - Idas e Vindas do Amor, um caso raro de título que não pode ser traduzido corretamente, tem o mesmo roteiro de virtualmente todas as comédias românticas. E do jeito que funciona.

Chama a atenção o elenco cheio de nomes famosos. Ashton Kutcher, Jamie Foxx, Jessica Alba, Bradley Cooper e vários outros, sem um principal claramente definido. O que torna levemente difícil amarrar o roteiro de forma de que todas as muitas histórias tenham o seu final. Mas Marshall consegue realizar o malabarismo sem problemas, e inclusive colocando alguns bons diálogos no meio do caminho.

Não é um filme com surpresas, mas consegue guardar algumas surpresas para o final, e também obter algumas boas interpretações, como a de Anne Hathaway, que inclusive estreou oficialmente em um filme seu. Marshall tenta atingir, sem sucesso, a qualidade do ótimo Simplesmente Amor. Sem sucesso, mas não por isso ruim. Talvez, novamente em um caso raro, o lançamento no Brasil devesse ser atrasado para combinar com o nosso Dia dos Namorados.

Nenhum comentário: