13 junho, 2011

X-Men - Primeira Classe (X-Men: First Class)



Num não tão longínquo 2000 estreava a primeira adaptação na nova geração de filmes baseados em quadrinhos da Marvel, o primeiro X-Men. Como sempre, críticos e fãs divergiram quanto ao embate entre qualidade cinematográfica e fidelidade à origem da história. Três continuações depois, nem todas bem sucedidas, caímos na quase inevitável “prequência”, o filme que mostra o início de tudo. Para o desespero ds puristas dos quadrinhos, a First Class desses X-Men não tem Cíclope, Jean Grey, Iceman e Arcanjo.

Felizmente, há qualidades. A história, baseada nos diferentes começos de Charles Xavier e Eric Lansherr, e na relação entre eles, usa de forma inteligente eventos reais da época da Guerra Fria em seu auge. Usa bem os efeitos especiais, e também o elenco.

Inicialmente, este filme seria sobre Magneto. O alemão Michael Fassbender dá um tom bastante convincente à tortuosa história do personagem, em uma atuação compatível com seu talento pouco utilizado. O mesmo não acontece com Charles Xavier. Apesar de bem interpretado por James McAvoy, a personalidade não combina em nada com o que já se viu do Professor X, mesmo pensando em como ele seria como um jovem adulto. As atuações, de forma geral, estão bastante boas. Infelizmente, a performance de Nicholas Hoult é sublimada pela péssima maquiagem do Fera - especialmente tendo como referência p excelente resultado do mesmo personagem no terceiro X-Men.

É uma pena que em um filme com tantos bons detalhes, sejam os ruins que sobressaem. Mas é fato. A impressão geral que se tem ao final da fita é algo como “até que é legal, mas o que fizeram com o Fera?”. Esse e outros pontos falhos acabam dando um produto final regular, ainda que muito superior ao filme solo do Wolverine que o antecedeu.

2 comentários:

Breno Panda disse...

No fim das contas quando as luzes se acenderam a minha sensação foi exatamente essa: "até que é legal". Concordo que o Fera estava mais pra Ursinhos Gammy, e que o ator q interpretou o Magneto esteve MUITO bem. =) Enfim, eu gostei mais do Origens do que desse Primeira Classe.

Sérgio disse...

Mesmo descendo a lenha nesses filmes feitos com a receita "agradar-a-todos", a gente acaba indo conferir se é tão ruim quanto dizem... resultado: as altas bilheterias convencem os executivos de hollywood de que estão no caminho certo! shit! detesto filme pirata por causa da quase sempre baixa qualidade e porque acho válido pagar pela boa qualidade... mas alguns filmes mereceriam não ser vistos / pagos... well, ainda tenho q assistir pra poder falar mal oficialmente rs