09 agosto, 2008

Quem Disse Que É Fácil? (¿Quién dice que es fácil?)




A Argentina, à parte a nossa rivalidade no futebol, é um país com tanta história de mazelas políticas quanto o Brasil. Quando se ouve falar de um filme argentino, pode-se esperar que, assim como o Brasil, haja lá a mania de colocar a tal política em quase tudo. Se depender do diretor Juan Taratuto, isso vai passar longe. Ele chamou alguma atenção do mundo do cinema há alguns anos com Não É Você, Sou Eu, uma comédia divertida e original. Quem Disse Que É Fácil tem os mesmos elementos básicos - incluindo o nome longo e estranho - e é igualmente divertida e original.

O mote não poderia ser mais simples: duas pessoas, aparentemente opostos em tudo, se encontrar e, claro, se envolvem. Sim, já vimos isso antes. Mas Taratuto consegue dar charme à trama com personagens que, apesar de caricatos, parecem bastante reais. O controlador Aldo consegue ser também simpático, e a charmosa e impulsiva Andrea consegue parecer com alguém que conhecemos há tempos.

Como é difícil filmes argentinos desembarcarem aqui - apesar da proximidade geográfica e da qualidade das produções de lá - todos os rostos no filme são desconhecidos. O par principal, formado por Diego Peretti - também ator principal do Não Sou Eu, É Você - e Carolina Pelleritti, está excelente. Mesmo com um roteiro simples, eles conseguem dar camadas aos personagens. Os amigos de Aldo estão ótimos como suporte cômico também.

O grande trunfo do filme é não ser pretensioso. Poderia elocubrar sobre as divergências da sociedade, sobre modos de vida distintos, mas se atém na estranheza da convivência do casal. Taraturo dirige o filme sem esforço aparente, sem se preocupar em fazer tomadas excelentes e mostrar destreza. A intenção é apenas divertir. E ela é atingida plenamente, ainda que alguns diálogos tenham bastante força. Para quem gosta de saber que bom cinema está em toda parte.

Nenhum comentário: