22 novembro, 2008

A Duquesa (The Duchess)




Os contrastes culturais sempre despertam interesse. E a realeza inglesa dos séculos passados está cheio deles, o que a torna um fértil território para filmes e livros. A Duquesa traz alguns pontos interessantes das diferenças de valores da época, mas não encanta tanto quando outras histórias com o mesmo contexto.

Saul Dibb, o diretor, é um novato, com algumas experiências na TV e um outro longa pouco conhecido. Este é o seu primeiro filme de grande distribuição, com elenco estrelar. Ele participou também do roteiro, que se baseia no livro da personagem real Gerogiana Spencer, Duquesa de Devonshire. A história guarda algumas relações com outra moderna, bem conhecida - A Princesa Diana também pertence à família Spencer. Mas isso é pouco para tornar o filme realmente interessante.

O elenco é muito bom, e atua muito bem. Keira Knightley não é a melhor da sua geração, mas é sempre competente em seus papéis. Já Ralph Fiennes é daqueles atores que não chamam muita atenção, mas tem total controle dos seus papéis, quaisquer que sejam. Fiennes dá ao Duque de Devonshire o pleno tom aristocrático, no melhor estilo inglês. É uma atuação excelente, e exatamente por parecer ser tão pouco. Nomes como Charlotte Hampling e Hayley Atwell completam o time com boas performances.

Dibb aproveita bem os cenários, e tem a inteligência de evitar as cenas em plena luz do dia - o que torna fácil filmar em locais de época. Tecnicamente, é um filme muito bom, bem fechado, com algumas cenas ótimas. Mas falta-lhe algum tempero, aquela pitada que o tornaria melhor.

Nenhum comentário: