30 novembro, 2008

Queime Depois de Ler (Burn After Reading)




Os irmãos Coen são grandes cineastas. Eles sabem como poucos transitar entre os estilos e manter a sua assinatura, não se preocupam em agradar a todos, e filmam muito bem. Depois do grande ganhador do Oscar no ano passado, Onde Os Fracos Não Têm Vez, eles nos trazem uma comédia estranha no melhor estilo do filme que os fez ganhar projeção, Fargo. Queime Depois de Ler, nos primeiros minutos, nem mesmo parece uma comédia - o que o liga muito diretamente ao primeiro sucesso dos irmãos. Eles já passaram pelos dramas, pela comédia romântica, pelo suspense, e depois da consagração com o prêmio da Academia, eles voltam a se divertir com o cinema.

Quem acompanha a carreira de Ethan e Joel sabe que tudo que eles fizeram é bom. De O Grande Lebowski a O Amor Custa Caro, passando pela obra-prima E Aí Meu Irmão, Cadê Você, com mais ou menos qualidade, são ótimas produções. Nesta comédia estranha, eles se dão, e ao elenco, a oportunidade de brincar à vontade.

O elenco, aliás, mistura antigas parcerias com artistas que têm sua primeira vez com os Coen. George Clooney trabalha em seu terceiro filme com eles - esteve no excelente E Aí Meu Irmão, e em O Amor Custa Caro. Frances McDormand os acompanha desde antes do sucesso Fargo, no qual também esteve presente. Com este, é sua sétima participação em filmes Coen. John Malkovich e Brad Pitt são novidades para eles. Todos estão ótimos em seus papéis. Pitt como o personal trainner idiota, Clooney como o ex-guarda-costas mulherengo e paranóico, McDormand como a solteirona cheia de energia, Malkovich como o agente defenestrado e cheio de ressentimentos. O elenco de apoio também é muio bom, com Tilda Swinton e Richard Jenkins em bons papéis.

Ao ler "comédia" no gênero, muitos podem pensar naquelas piadas prontas, muitas risadas fáceis e besteirol. Mas esse não é o estilo Coen de comédia. O que temos aqui é a estranheza de situações que normalmente não nos fariam rir, mas que nas mãos de Ethan e Joel tornam-se muito engraçadas. Sua forma de conduzir a história, e a habilidade, que é a marca registrada, de saber interromper a história e mudar de plano nos momentos certos, é o que torna o filme ótimo. Para quem quer diversão bem conduzida, e aceita o diferente.

Nenhum comentário: