11 julho, 2008

Kung Fu Panda (Kung Fu Panda)




Com o verão norte-americano, algumas coisas podem ser esperadas no cinema. Algumas superproduções são lançadas no período - que corresponde ao final do ano letivo por lá - e, já há algum tempo, é também a época do lançamento das principais animações. Tivemos o excelente Wall-E há duas semana, e há uma este, Kung Fu Panda. A DreamWorks Animation, responsável pela aventura do panda desajeitado que luta kung fu, é um dos principais estúdios de animação hoje, concorrendo principalmente com a Blue Sky - não dá mais para citar a Pixar, eles já estão muito à frente. Responsável por, entre outros, Shrek e Madagascar, eles sabem o que fazem.

A história do simpático Po é ótima. Tudo o que se espera de uma boa animação está lá: personagens fofinhos, muito humor, referências diversas e, claro, a sempre crescente qualidade técnica. A beleza das paisagens orientais é bem retratada, os personagens são muito bem caracterizados, o roteiro é bem escrito. Não é preciso mais nada. Curto e envolvente, cumpre bem o papel de divertir as crianças sem chatear os pais. Aliás, pelo contrário, o filme é capaz de extrair boas risadas mesmo do mais sisudo dos adultos.

Como uma boa fábula moderna, há a lição final presente, mas ela é apresentada de forma muito coerente com a história. E, em se tratando de um filme de artes marciais, essencialmente, ele também não decepciona. Com toda a liberdade que a animação permite, o estúdio foi cuidadoso o suficiente para fazer com que os estilos e movimentos das lutas correspondessem às referências reais - inclusive, pasmem, os pontos de acupuntura. Se você quer alguns minutos de diversão leve e despretensiosa no cinema, Kung Fu Panda não irá decepcionar.

Nenhum comentário: