26 abril, 2008

Encurralados (Butterfly on a Wheel)




Filmes de suspense são bons na medida em que conseguem te segurar na cadeira, e prolongar ao máximo o momento de dar as respostas, sem que o espectador descubra antes. Encurralados tem os ingredientes básicos do bom suspense, incluindo uma ação muito bem planejada e não explicada. A primeira pergunta que nos fazemos é porque, afinal, aquilo está acontecendo. O diretor Mike Barker começa o filme de forma excelente. Em poucos minutos, pinta a vida aparentemente perfeita do casal que será a vítima, para depois colocá-los no carrossel que se seguirá, nas mãos de um sequestrador frio e bem informado, que não revela suas intenções.

O melhor ponto da fita é sem dúvida Pierce Brosnan. O agora eterno ex-007 é um excelente ator, e já mostrou isso inúmeras vezes antes e depois do agente secreto - que infelizmente é um estigma persistente. Ele comanda o show não apenas como o bandido do filme, mas também com sua atuação na medida. O casal, formado por Maria Bello e Gerard Butler acompanha bem Brosnan, mas a diferença artística fica muito clara.

O roteiro, feito sob medida para nos tirar o fôlego a cada 10 minutos, tem vários problemas, inclusive erros básicos na manutenção de informações, mas que passam despercebidos da maioria. Os mais atentos, entretanto, não apenas se incomodarão com esses erros, como também saberão o final mais ou menos no terceiro quarto do filme. O que não deixa de ser divertido, pois os que descobrem entram em um novo tipo de suspense: o de saber se a sua percepção está certa.

Nenhum comentário: