29 março, 2007

Atirador (Shooter)




Os Estados Unidos gostam de filmes que mostram o excelente treinamento dos seus soldados, especialmente no quesito “patriotismo”. O tema do veterano de guerra que é obrigado a mais uma vez usar as habilidades que o governo lhe proveu é recorrente, bem como a insinuação de que, muitas vezes, o perigo vem de dentro. Atirador é mais um desses, com todas as características esperadas de um filme de ação sobre o tema.

É bem verdade que o roteiro tem certas riquezas de detalhes, mas nada além de uma atualização no estilo obrigatória em tempos de internet. O atirador de elite Bob Lee Swagger, aposentado do exército desde um incidente em que foi deixado para trás, é chamado para planejar, e assim prever e impedir, um assassinato do presidente dos EUA. Em seguida, precisa fugir e provar sua inocência. Nada que um Rambo já não tenha feito antes.

Mark Whalberg, que antes deste foi visto em muito boa forma no excelente Os Infiltrados, provavelmente aceitou esse papel para engordar sua conta bancária. Não que ele tenha atuado mal, ao contrário, representou muito bem o papel do soldado de elite, e foi bem acompanhado pelos colegas de elenco. Mas não é um papel que exija muito mais do que decorar as falas, ter um bom físico e fazer cara feia.

Como um filme de ação, vale pela diversão. O roteiro poderia ser melhor trabalhado, especialmente para fechar o tema de uma maneira mais honrosa. O que temos aqui é um Rambo com mais inteligência e treinamento, fazendo as mesmas coisas mas com mais estilo. Esse gênero não vai morrer – inclusive Rambo vai ressuscitar em breve – mas já não tem mais a apresentar do que a mesmo sessão pipoca para a geração que não viu os primeiros filmes.

Nenhum comentário: