16 fevereiro, 2008

Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men)




O que fazem e como pensam as pessoas que já estão há anos na mesma posição, e deparam-se com as mudanças radicais do mundo atual? Essa é a premissa de Onde Os Fracos Não Têm Vez - uma tradução quase correta, já que o original é No Country For Old Men. O novo filme dos irmãos Coen utiliza uma maneira interessante de contar histórias. Dentre os vários pares de irmãos diretores, os Coen são os melhores. Escolhem bem seus roteiros, escolhem bem seus atores, são consistentes e coerentes. Mesmo assim, para o público, seus filmes oscilam muito. Mas não se enganem: eles sabem filmar, como poucos. Na carreira deles estão pérolas como Fargo, O Grande Lebowski e E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? - outro deslize na tradução do título.

Como é freqüente nos filmes dos Coen, o ritmo varia com a história, e a história, apesar de parecer bastante clara logo no começo, revela-se aos poucos. É só no final que realmente entendemos do que se trata - e os que não entendem, conseqüentemente, não entendem o filme. Eles tomaram o cuidado de resistir à tentação de fazer um filme de faroeste - apesar de se passar no Texas - e de fazer um filme de suspense - apesar da classificação indicar isso. A perseguição implacável do morador de um trailer que encontra uma pequena chacina que deixou alguns quilos de droga e uma mala cheia de dinheiro é apenas a desculpa para o que a trama realmente quer falar.

Vários rostos conhecidos estão nas telas. Para começar, um rosto que aqueles que viveram os anos 80 talvez custem a identificar: Josh Brolin, no papel do homem que encontra o dinheiro, é ainda conhecido pela sua primeira experiência nas telonas, como o irmão mais velho do Mikey dos Goonies. Javier Bardem, como o assassino, é o "latino da hora". Fazendo um bom papel atrás do outro - e todos extremamente variados - ele mostra que é um excelente ator. Tommy Lee Jones faz o papel de duplo veterano: dos cinemas, com sua atuação comedida - mas do tipo que só se alcança com muita experiência; e como o quase aposentado xerife.

Se você já assistiu, e não entendeu, uma dica: preste atenção ao título do filme, o original - que seria melhor traduzido por Onde Os Velhos Não Têm Vez. Se você não assistiu, preste atenção à narração logo no início do filme, além do título. E prepare-se para ser desafiado a captar não apenas na entrelinhas, mas também nas linhas que estão no verso, onde a história quer te levar.

Nenhum comentário: