25 fevereiro, 2008

Oscar 2008 - Comentários


Como prometido, no segundo post especial deste blog comentarei sobre o resultado do Oscar. Nenhuma grande surpresa mas, como sempre, algumas pequenas injustiças. Minha aposta de que Onde Os Fracos Não Têm Vez seria o grande vencedor estava certa. Vamos aos resultados:

Melhor Filme
Onde Os Fracos Não Têm Vez

Como dito antes, não é o que mais gostei dos 5 indicados. Mas todos eram muito bons, e os fatores externos estavam a favor dele.


Melhor Ator
Daniel Day-Lewis (Sangue Negro)

Nada mais justo. Aliás, a maior barbada deste Oscar. Os outros não eram páreo para a grandiosidade da interpretação de Day-Lewis.


Melhor Atriz
Marion Cotillard (Piaf - Um Hino ao Amor)

Ainda mais justo que o de Melhor Ator. Mas confesso que cheguei a pensar que Ellen Page levaria. Seria bastante injusto, já que a atuação da francesa Cotillard em Piaf pode ser colocada, facilmente, entre as melhores atuações da história do cinema, em qualquer sexo.


Melhor Ator Coadjuvante
Javier Bardem (Onde Os Fracos Não Têm Vez)

Também um exemplo de "conjunto da obra". Bardem é um excelente ator, e Hollywood precisava reconhecer isso.


Melhor Atriz Coadjuvante
Tilda Swinton (Conduta de Risco)

Meu voto iria para a jovem Saoirse Ronan de Desejo e Reparação. Mas, novamente, o excelente filme de Gilroy tinha que levar algum.


Melhor Diretor
Ethan Coen e Joel Coen (Onde Os Fracos Não Têm Vez)

É um Oscar típico do "conjunto da obra". Eles já foram indicados antes, mas é a primeira vez que ganham. Dentre os indicados, meu voto iria para Paul Thomas Anderson por Sangue Negro. É uma pena que Joe Wright não foi indicado pelo seu Desejo e Reparação. Merecia, e teria o meu voto.


Melhor Roteiro Original
Juno (Diablo Cody)

Meu voto iria para Ratatouille. Não apenas por ser uma animação que rompeu as barreiras, mas por ser de fato um excelente roteiro. Juno ganhou porque, afinal de contas, tinha que ganhar algo neste Oscar.


Melhor Roteiro Adaptado
Onde Os Fracos Não Têm Vez (Joel Coen e Ethan Coen)

Talvez a maior disputa desde Oscar. Difícil mesmo de decidir. E, assim sendo, melhor dar o prêmio para o "filme da vez". E assim foi.


Melhor Fotografia
Sangue Negro (Robert Elswit)

O vencedor tem uma fotografia de fato excelente. Mas o que foi feito em O Assassinato de Jesse James... nunca foi visto antes. A maior injustiça do Oscar na minha opinião.


Melhor Montagem
O Ultimato Bourne (Christopher Rouse)

Um filme de ação bem editado? É o mínimo que se espera! Vejam só, justamente numa categoria em que Onde Os Fracos Não Têm Vez teria o meu voto.


Melhor Direção de Arte
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Dante Ferretti)

Um caso de "temos que dar um Oscar pra esse filme". Não é injusto, pelo contrário, mas certamente a decisão passou por esse caminho.


Melhor Maquiagem
Piaf - Um Hino ao Amor (Didier Lavergne e Loulia Sheppard)

A Piaf jovem adulta e a madura parecem atrizes diferentes. Além da soberba interpretação de Cotillard, a maquiagem aqui teve o seu papel muito bem cumprido. Piratas e pessoas gordas? Isso nós já vimos. Merecido.


Melhor Trilha Original
Desejo e Reparação (Dario Marianelli)

Tendo visto apenas três dos cinco indicados, eu também votaria nele. Mas, por ter Eddie Vedder compondo, imagino que Na Natureza Selvagem tenha uma trilha excelente também.


Melhores Efeitos Visuais
A Bússola de Ouro (Michael L. Fink, Susan MacLeod, Bill Westenhofer e Ben Morri)

O vencedor é bonito e bem feito. Mas Transformers trouxe alguma novidade. A forma como os robôs transmutavam-se em carros é excelente. Teria o meu voto.


Melhor Animação
Ratatouille

Não consegui assistir ainda o Persepolis, que dizem ser excelente. Mas, pelos quadrinhos, se ele ganhasse seria um prêmio puramente político. Como resultado final de uma peça cinematográfica de animação, Ratatouille ganha disparado. Poderia ter sido indicado a Melhor Filme, no lugar de Conduta de Risco. Não ganharia, mas merecia a indicação.



As categorias abaixo são ou muito técnicas para que eu possa comentar com consciência, ou contém filmes que eu não pude assistir. Para não ser mais leviano do que já devo ter sido acima, deixo estas apenas na lista:

Melhor Canção Original
Once (Falling Slowly)

Melhor Documentário
Taxi to the Dark Side

Melhor Documentário de Curta-Metragem

Freeheld

Melhor Filme Estrangeiro
Os Falsários - Die Fälscher (Áustria)

Melhor Mixagem de Som

O Ultimato Bourne (Scott Millan, David Parker e Kirk Francis)

Melhor Efeitos Sonoros
O Ultimato Bourne (Scott Millan & David Parker e Kirk Francis)

Melhor Curta de Animação
Peter & the Wolf

Melhor Curta Documentário
Le Mozart des Pickpockets

Melhor Figurino
Elizabeth: A Era de Ouro (Alexandra Byrne)

Nenhum comentário: