29 junho, 2008

Amar... Não Tem Preço (Hors de Prix)




E falando em cinema francês à moda norte-americana, que tal uma comédia romântica à francesa? Amar... Não Tem Preço é o tipo de filme que se sairia bem em qualquer língua - apesar de que, claro, fica muito mais charmoso em francês. A história lembra um pouco o clássico Bonequinha de Luxo, mas tem a seu favor os belos cenários dos hotéis de luxo da França. Sem a pretensão da maioria das produções européias de ser artisticamente superior, consegue ser divertido e despojado.

Dos nomes envolvidos, o único conhecido é da atriz principal Audrey Tautou, do excelente Amélie Poulin e do regular Código DaVinci. Ela empresta seu carisma à personagem principal, uma aventureira que vive às custas de velhos ricos. Mas seu parceiro de cena Gad Emaleh não faz por menos, no papel do simpático e inocente funcionário de hotel que cai sem querer na mesma vida. Com ótimas tiradas cômicas - mas sempre mantendo a classe, como um bom francês - o filme não sai da linha em nenhum momento, o que mostra o mérito do diretor Pierre Salvadori.

É interessante que filmes assim estejam finalmente chegando a nós. Uma pena que, ainda, apenas nas salas alternativas - este é um exemplo de filme puramente comercial, que se sairia bem ao lado de qualquer comédia romântica atual. Não se deixe enganar pelo título bobinho, mesmo que o filme não tenha intenções mais intelectuais. No original, a expressão refere-se a algo que não tem preço, como na tradução, mas mais no sentido "Credicard". Para quem tem a sorte de ter por perto um cinema exibindo esta película, é uma boa chance de, talvez, perder o medo do cinema do velho mundo.

Nenhum comentário: