Sidney Lumet sempre foi um diretor de filmes fortes. Seus maiores sucessos, muitos baseados em histórias reais, incluem clássicos como Um Dia de Cão, Rede de Intrigas e Negócios de Família. Sua última produção vem recebendo elogios por onde é apresentada, e não é por menos. Antes Que O Diabo Saiba Que Você Está Morto é um dos seus trabalhos mais contundentes. A história de um plano de assalto que parecia simples e perfeito, mas que tem consequências desastrosas, lembra um pouco Um Dia de Cão, mas apenas na superfície. Aqui o que está sendo tratado é a intrincada teia que forma as relações humanas, mesmo as mais fortes.
Conhecido como um excelente diretor de atores, Lumet apoia-se em um elenco de primeira, de quem extrai performances memoráveis. Phillip Seymour Hoffman está soberbo como o irmão mais velho que convence o mais novo, Ethan Hawke, também ótimo, a assaltar a joalheria dos pais. Marisa Tomei e o veterano Albert Finney completam com boas atuações. O filme avança e retrocede mostrando vários momentos antes e depois do assalto, e a forma como o resultado afeta a todos. Apesar da falta de ordem cronológica, ele nos apresenta os detalhes importantes da história nos momentos certos, nos mantendo grudados à tela até o momento final.
A fotografia varia também conforme a cena, indo das cores vívidas ao pálido, mostrando que, nas mãos de quem sabe o que faz, a linguagem cinematográfica não tem limites. Imagem e som são praticamente atores aqui, e cada coisa está no lugar certo. Tenso e instigante, este é o tipo de filme que não nos deixa com uma sensação agradável ao sair da sala mas, mesmo assim, é o tipo de filme que todo amante do cinema adora assistir.
Conhecido como um excelente diretor de atores, Lumet apoia-se em um elenco de primeira, de quem extrai performances memoráveis. Phillip Seymour Hoffman está soberbo como o irmão mais velho que convence o mais novo, Ethan Hawke, também ótimo, a assaltar a joalheria dos pais. Marisa Tomei e o veterano Albert Finney completam com boas atuações. O filme avança e retrocede mostrando vários momentos antes e depois do assalto, e a forma como o resultado afeta a todos. Apesar da falta de ordem cronológica, ele nos apresenta os detalhes importantes da história nos momentos certos, nos mantendo grudados à tela até o momento final.
A fotografia varia também conforme a cena, indo das cores vívidas ao pálido, mostrando que, nas mãos de quem sabe o que faz, a linguagem cinematográfica não tem limites. Imagem e som são praticamente atores aqui, e cada coisa está no lugar certo. Tenso e instigante, este é o tipo de filme que não nos deixa com uma sensação agradável ao sair da sala mas, mesmo assim, é o tipo de filme que todo amante do cinema adora assistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário